ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ABP NO ENSINO DE ECONOMIA PARA ENGENHEIROS: ANÁLISE DE DADOS AMBIENTAIS UTILIZANDO O GLOBE OBSERVER


Resumo
Diante dos crescentes desafios da sustentabilidade e dos riscos climáticos, é fundamental formar engenheiros aptos a interpretar dados ambientais e econômicos de maneira integrada. Este artigo apresenta uma proposta de aprendizagem ativa no ensino de Economia para Engenharia de Produção, que combina ciência cidadã e Aprendizagem Baseada em Projetos. Utilizando o aplicativo GLOBE Observer, os estudantes analisaram dados ambientais reais de diferentes regiões do mundo, relacionando variáveis como temperatura, precipitação e uso do solo a conceitos econômicos, como oferta, demanda, elasticidade e PIB. Os resultados indicam que os impactos ambientais agravam vulnerabilidades econômicas, reforçando a necessidade de soluções inovadoras e políticas públicas eficazes. A atividade evidenciou o potencial da abordagem para promover pensamento crítico e o desenvolvimento de competências interdisciplinares.
Código 6450
Evento COBENGE25
Área 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Subárea 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Autores AMANDA DE MORAIS DA SILVA,ENAILE MARIA DE MORAES OLIVEIRA,JANAINE DE SOUSA PONTES,MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA,ALINE BESSA VELOSO,INêS MAUAD
Palavras-chaves Aprendizagem baseada em projetos, sustentabilidade em engenharia, análise econômica, dados geoespaciais.,Aprendizagem baseada em projetos,sustentabilidade em engenharia,análise econômica
Arquivo 4EHB.pdf
Voltar