ABP NO ENSINO DE ECONOMIA PARA ENGENHEIROS: ANÁLISE DE DADOS AMBIENTAIS UTILIZANDO O GLOBE OBSERVERResumo Diante dos crescentes desafios da sustentabilidade e dos riscos climáticos, é fundamental formar engenheiros aptos a interpretar dados ambientais e econômicos de maneira integrada. Este artigo apresenta uma proposta de aprendizagem ativa no ensino de Economia para Engenharia de Produção, que combina ciência cidadã e Aprendizagem Baseada em Projetos. Utilizando o aplicativo GLOBE Observer, os estudantes analisaram dados ambientais reais de diferentes regiões do mundo, relacionando variáveis como temperatura, precipitação e uso do solo a conceitos econômicos, como oferta, demanda, elasticidade e PIB. Os resultados indicam que os impactos ambientais agravam vulnerabilidades econômicas, reforçando a necessidade de soluções inovadoras e políticas públicas eficazes. A atividade evidenciou o potencial da abordagem para promover pensamento crítico e o desenvolvimento de competências interdisciplinares. |
| Código | 6450 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
| Subárea | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
| Autores | AMANDA DE MORAIS DA SILVA,ENAILE MARIA DE MORAES OLIVEIRA,JANAINE DE SOUSA PONTES,MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA,ALINE BESSA VELOSO,INêS MAUAD |
| Palavras-chaves | Aprendizagem baseada em projetos, sustentabilidade em engenharia, análise econômica, dados geoespaciais.,Aprendizagem baseada em projetos,sustentabilidade em engenharia,análise econômica |
| Arquivo | 4EHB.pdf |