ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA


Resumo
Este estudo apresenta uma análise qualitativa da aplicação de metodologias ativas, especificamente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), no componente curricular de Fundamentos da Engenharia de um curso de Engenharia de Produção. O estudo investigou como atividades práticas estruturadas, utilizando materiais acessíveis e desafios progressivos, contribuem para o desenvolvimento integrado de competências técnicas e transversais em estudantes ingressantes. Através de observação sistemática e análise qualitativa interpretativa, foram avaliadas as habilidades desenvolvidas, os processos de aprendizagem colaborativa e os resultados educacionais obtidos ao longo do semestre. Os resultados demonstram que a metodologia promove efetivamente o aprendizado de conceitos fundamentais de engenharia, estimula o desenvolvimento de competências colaborativas, fortalece habilidades de comunicação técnica e desenvolve o pensamento crítico-reflexivo e criativo dos estudantes.
Código 6453
Evento COBENGE25
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Autores BETâNIA HOSS LUNELLI
Palavras-chaves Metodologias ativas,competências transversais,ensino de engenharia
Arquivo 4EHH.pdf
Voltar