APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM FUNDAMENTOS DA ENGENHARIAResumo Este estudo apresenta uma análise qualitativa da aplicação de metodologias ativas, especificamente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), no componente curricular de Fundamentos da Engenharia de um curso de Engenharia de Produção. O estudo investigou como atividades práticas estruturadas, utilizando materiais acessíveis e desafios progressivos, contribuem para o desenvolvimento integrado de competências técnicas e transversais em estudantes ingressantes. Através de observação sistemática e análise qualitativa interpretativa, foram avaliadas as habilidades desenvolvidas, os processos de aprendizagem colaborativa e os resultados educacionais obtidos ao longo do semestre. Os resultados demonstram que a metodologia promove efetivamente o aprendizado de conceitos fundamentais de engenharia, estimula o desenvolvimento de competências colaborativas, fortalece habilidades de comunicação técnica e desenvolve o pensamento crítico-reflexivo e criativo dos estudantes. |
| Código | 6453 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | BETâNIA HOSS LUNELLI |
| Palavras-chaves | Metodologias ativas,competências transversais,ensino de engenharia |
| Arquivo | 4EHH.pdf |