ANÁLISE SWOT DA MATRIZ CURRICULAR COMUM DOS CURSOS DE ENGENHARIA EAD: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA SOBRE OS QUATRO PRIMEIROS PERÍODOSResumo Este artigo apresenta uma análise SWOT da matriz curricular comum aos quatro primeiros períodos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação da Escola Digital de Engenharia do UniFOA. A proposta pedagógica é fundamentada na aprendizagem baseada em projetos, na formação por competências e na resolução de problemas reais, alinhada às DCNs da Engenharia, às atribuições do CONFEA/CREA e às tendências indicadas pelo Future of Jobs Report 2025. A metodologia adotada envolveu análise qualitativa dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e revisão da literatura científica sobre inovação curricular em Engenharia. Os resultados revelaram como pontos fortes a estrutura modular, a integração de projetos e o uso de tecnologias educacionais; como fragilidades, destacam-se a necessidade de formação docente e os desafios de implementação prática. Conclui-se que o modelo curricular analisado representa um avanço significativo na formação em Engenharia, mas exige constante |
| Código | 6454 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais |
| Subárea | 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais |
| Autores | ITALO PINTO RODRIGUES,CAMILA MARTINS HOSKEN,RAFAEL TEIXEIRA DOS SANTOS,LANA CRISTINA DE OLIVEIRA |
| Palavras-chaves | Currículo de Engenharia,Aprendizagem Baseada em Projeto,Educação à Distância |
| Arquivo | 4EHJ.pdf |