ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ANÁLISE SWOT DA MATRIZ CURRICULAR COMUM DOS CURSOS DE ENGENHARIA EAD: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA SOBRE OS QUATRO PRIMEIROS PERÍODOS


Resumo
Este artigo apresenta uma análise SWOT da matriz curricular comum aos quatro primeiros períodos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação da Escola Digital de Engenharia do UniFOA. A proposta pedagógica é fundamentada na aprendizagem baseada em projetos, na formação por competências e na resolução de problemas reais, alinhada às DCNs da Engenharia, às atribuições do CONFEA/CREA e às tendências indicadas pelo Future of Jobs Report 2025. A metodologia adotada envolveu análise qualitativa dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e revisão da literatura científica sobre inovação curricular em Engenharia. Os resultados revelaram como pontos fortes a estrutura modular, a integração de projetos e o uso de tecnologias educacionais; como fragilidades, destacam-se a necessidade de formação docente e os desafios de implementação prática. Conclui-se que o modelo curricular analisado representa um avanço significativo na formação em Engenharia, mas exige constante
Código 6454
Evento COBENGE25
Área 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
Subárea 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
Autores ITALO PINTO RODRIGUES,CAMILA MARTINS HOSKEN,RAFAEL TEIXEIRA DOS SANTOS,LANA CRISTINA DE OLIVEIRA
Palavras-chaves Currículo de Engenharia,Aprendizagem Baseada em Projeto,Educação à Distância
Arquivo 4EHJ.pdf
Voltar