A VOZ DO CLIENTE NA MELHORIA CONTÍNUA DE CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA REGIÃO DE SALTO/SPResumo O processo de avaliação, impulsionador de melhorias dos cursos de Engenharia de Produção no Brasil, segue o que demanda o órgão regulador da área de ensino nacional, no caso o Ministério da Educação -MEC. O modelo estabelecido por esse órgão abrange, em sua maioria, aspectos internos da Instituição de Ensino Superior - IES e, nas poucas vezes que busca um parâmetro externo de indicação da qualidade e aceitação dos cursos, o faz de forma subjetiva e indireta. Este trabalho traz à tona a necessidade da inclusão de uma faceta a mais no atual processo de avaliação dos cursos superiores, não só de Engenharia de Produção, que leva em conta a opinião dos "clientes" dos egressos desses programas. Através de um processo de entrevistas com representantes desses clientes pode-se observar um panorama ampliado em relação a visão puramente acadêmica que se tem desses cursos e dos profissionais que neles se formam. Essa ampliação de visão traz à gestão do curso um componente que pode gerar, se bem trabalhado, melhorias na formação e um diferencial competitivo ao discente. |
Código | 655 |
Evento | COBENGE17 |
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Área | 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 02.3. ENADE e Avaliação de Cursos |
Autores | Andre Luiz Palhardi,José Carlos de Toledo |
Palavras-chaves | Melhoria contínua, Avaliação da educação superior, Engenharia de Produção, Voz do cliente. |
Arquivo | COBENGE17_00007_00000655.pdf |