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ANÁLISE DA EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO


Resumo
Este trabalho apresenta uma análise geral dos cursos de engenharia da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de Pernambuco (UPE), com foco no estudo da evasão ao longo dos 10 últimos anos. O estudo vislumbra contribuir para a elaboração dos projetos pedagógicos da instituição, bem como orientar a direção em ações acadêmicas. Junto ao Sistema de Informações e Gestão Acadêmica adotado pela UPE (SIGA), foram obtidos os dados dos perfis dos estudantes que tiveram algum vínculo com universidade no período de 1989 a 2017. Os resultados mostraram que, com relação à evasão, os cursos de Eletrônica, Computação e Telecomunicações estão formando um percentual abaixo da média nacional, que é de 44%. Os cursos de Eletrotécnica e Mecânica estão em torno da média e o curso de Civil foi o único que ficou acima da média nacional. Esses valores indicam que novos estudos devem ser realizados para detectar as causas não apenas da evasão, como também da retenção dos alunos nos cursos da Escola Politécnica.
Código 665
Evento COBENGE17
Área 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia
Subárea 03.5. Outros
Autores Alex Coutinho Pereira,Gustavo Oliveira Cavalcanti,Dione Luiza da Silva,Mirella Santos Pessoa De Melo
Palavras-chaves Evasão, Ensino superior, Engenharia, Universidade de Pernambuco
Arquivo COBENGE17_00035_00000665.pdf
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