A INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFCResumo A responsabilidade das Universidades com a formação de Engenheiros intensifica-se a cada dia frente aos constantes desafios como os avanços tecnológicos, o novo perfil dos ingressantes e as necessidades crescentes de uma sociedade complexa e um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Essa formação vem sendo bastante discutida, relatada em artigos, congressos, seminários por profissionais da área preocupados com a qualidade dos cursos, na busca de adequação dos projetos políticos pedagógicos às novas demandas da sociedade. Neste sentido, este artigo trata das mudanças ocorridas nos últimos anos no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará e a criação do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica - DIATEC. São analisadas iniciativas no sentido de promover a formação de profissionais mais condizentes com a realidade atual, através de análise exploratória, qualitativa além de dados quantitativos com estudo efetivo de caso. |
Código | 667 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia |
Subárea | 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia |
Autores | CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR,ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE,João José Hiluy Filho,Helano de Sousa Castro,Carlos Estêvão Rolim Fernandes |
Palavras-chaves | Integração Acadêmica e Tecnológica. Competências Profissionais. Interdisciplinaridade |
Arquivo | COBENGE17_00032_00000667.pdf |