APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSOS DE ENGENHARIA DA UFSC, CAMPUS JOINVILLEResumo O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da aprendizagem baseada em problemas (PBL), estratégia aplicada na disciplina de Sistemas de Transportes dos cursos de Engenharia da UFSC, Campus Joinville. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e, de acordo com os procedimentos técnicos, um estudo de caso. Como principais resultados obtidos, vale destacar que a prática da PBL permite que as aulas deixem de ser estritamente expositivas e centradas no professor. A experiência proporcionou ao estudante, além do aprendizado proposto no projeto, a experiência da autocrítica e do julgamento quanto ao desempenho dos outros membros, no caso, colegas de sala, levando-se em consideração a discrição, a ética, a imparcialidade e outras habilidades que podem ser desenvolvidas no ambiente acadêmico. |
Código | 730 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 01.2. Estratégias Pedagógicas |
Autores | Elyelton Cesar de Souza Lima,Andréia de Fátima Artin,Elisete Santos da Silva Zagheni,Thiago Luiz Martins,Giovanni Brighente Silveira,Michele Seferino Tonolli,Bruna Lidvina Hoepers,Édina Fernanda Pagani |
Palavras-chaves | PBL, Sistemas de transportes, Estratégia de ensino. |
Arquivo | COBENGE17_00002_00000730.pdf |