ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UFSCARResumo A expansão do ensino superior no Brasil nas últimas décadas, assim como as políticas de democratização de acesso e permanência dos estudantes, tanto nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas quanto nas privadas, têm-se mostrado efetivas quando se analisam os dados de novos ingressos e matrículas nos cursos superiores ao longo dos anos; entretanto, o crescimento acentuado de ingressos e matrículas é acompanhado de um crescimento discreto de estudantes que concluíram os cursos nos quais ingressaram inicialmente. Este descompasso relativo é resultado de elevados índices de evasão que chegam a quase 50% quando se consideram o conjunto geral de cursos superiores e a aproximadamente 56% nos cursos de engenharia. A preocupação com os elevados índices de evasão bem como os motivos que levam a esta situação têm motivado as IES a definirem ações que busquem a ampliação dos índices de permanência e de conclusão dos estudantes. O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o conjunto de ações promovidas pela Administração Superior, Departamentos Acadêmicos, professores e estudantes do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no intuito de compreender os inúmeros fatores que levam os estudantes à evasão e de atuar em diferentes frentes com a finalidade de melhorar o quadro atual, por exemplo, por meio de programas de apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas emocionais, ou de capacitação docente em metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação. |
Código | 777 |
Evento | COBENGE17 |
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Área | 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção |
Autores | Flávio Yukio Watanabe,Pedro de Campos Muradas Cerântola,Armando Ítalo Sette Antonialli,Elisa Gamper Vergamini,Rafael Vidal Aroca |
Palavras-chaves | Educação, Engenharia, Evasão. |
Arquivo | COBENGE17_00009_00000777.pdf |