Atividade experimental no ensino de microbiologia na engenharia de alimentosResumo O conhecimento sobre microbiologia de alimentos auxilia o acadêmico a descobrir a influência dos microrganismos na qualidade e segurança dos alimentos. No processo ensino-aprendizagem, a atividade prática auxilia a teoria na construção do pensamento científico. Assim, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver estratégia de ensino visando reportar o conteúdo teórico às atividades práticas capazes de aumentar em até 95% a eficiência dos métodos de ensino-aprendizagem. A proposta foi aplicada na disciplina de Higiene e Legislação de Alimentos II da Universidade Regional de Blumenau incentivando os alunos a, através de ensaios microbiológicos de mãos e superfícies, avaliar a eficiência da higienização em distintas situações rotineiras na manipulação de alimentos, e com os resultados, discutir através de uma análise crítica sobre as boas práticas de fabricação na manipulação de alimentos e o quanto elas favorecem no combate à contaminação. Os resultados obtidos apontaram que a higienização do manipulador é determinante no controle ou contaminação de alimentos. Frente a resultados negativos, os acadêmicos discutiram estratégias para contribuir nesta área como profissionais e cidadãos. |
| Código | 827 |
| Evento | COBENGE17 |
|---|---|
| Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia |
| Subárea | 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem |
| Autores | CLAUDIA RENATE FERREIRA,Marcia Cristina Sarda Espindola,Silvana Licodiedoff,Sávio Leandro Bertoli,Laércio Ender,Carolina Krebs de Souza |
| Palavras-chaves | Ensino-Aprendizagem, Segurança do Alimento, Aula Prática |
| Arquivo | COBENGE17_00001_00000827.pdf |