ANÁLISE DE DESEMPENHO E PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL NO ENADEResumo O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um instrumento avaliativo utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para mensurar o desempenho e orientar o desenvolvimento da educação superior brasileira. O presente trabalho, visa apresentar a percepção dos participantes do curso de engenharia civil sobre a prova do ENADE de 2014 no que tange aos parâmetros dificuldade, tempo e conteúdo para avaliar e comparar com os dados de uma pesquisa de percepção realizada, com o objetivo de levantar a percepção sobre a prova dos próximos candidatos a realizar o exame em 2017. Primeiramente, o artigo promove uma breve discussão sobre a necessidade e objetivos de avaliações institucionais. Por conseguinte, é apresentado algumas características do ENADE e os seus resultados oficiais no ano de 2014, e, finalmente, é apresentado os resultados obtidos por meio da realização da pesquisa de percepção e a análise realizada. |
Código | 88 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 02.3. ENADE e Avaliação de Cursos |
Autores | Jordan Henrique de Souza,Lucas Oliveira Scarton,Adriele de Almeida Valle,Gislaine dos Santos |
Palavras-chaves | ENADE, Percepção, Avaliação, Engenharia Civil. |
Arquivo | COBENGE17_00007_00000088.pdf |