APRENDIZAGEM INVERTIDA: ENSINO HIBRIDO EM AULAS DE FÃ?SICA GERAL DOS CURSOS DE ENGENHARIAResumo Resumo: No presente trabalho, são apresentadas as diretrizes fundamentais do projeto intitulado FÃsica online, mesclando Ambientes Virtuais de Aprendizagem e o Ensino Presencial, utilizando as metodologias aplicadas nas salas de aula invertida, criando um ambiente interativo para o ensino de FÃsica, integrando recursos da tecnologia WEB e do ensino presencial a um projeto pedagógico consistente, buscando promover a aprendizagem do discente. O projeto FÃsica Online, com as caracterÃsticas de um ensino hÃbrido â?" presencial (mesmo local fÃsico) e a distância (alunos e professores estão separados fÃsica e/ou temporalmente), foi implantado nos cursos da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na disciplina FÃsica Geral I, para os discentes que já a cursaram presencialmente e foram reprovados, com o objetivo de motivá-los a continuar os seus estudos, passando de ouvintes passivos a participantes ativos, reduzindo a evasão tão caracterÃstica nos primeiros semestres dos cursos de engenharia. |
Código | 913 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 01.2. Estratégias Pedagógicas |
Autores | Ubirajara Carnevale de Moraes,Leila Figueiredo de Miranda,Terezinha Jocelen Masson,Antonio Hortencio Munhoz Junior,GILBERTO TEIXEIRA DA SILVA |
Palavras-chaves | Aprendizagem Invertida, Sala de Aula Invertida, Ensino HÃbrido, FÃsica Online. |
Arquivo | COBENGE17_00002_00000913.pdf |