Com profunda consternação, a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) manifesta solidariedade à comunidade do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), diante do atentado que vitimou as servidoras Allane de Souza Pedrotti Mattos e Layse Costa Pinheiro, ocorrido no dia 28 de novembro, na sede Maracanã, no Rio de Janeiro.
Como entidade dedicada ao fortalecimento da educação em engenharia e ao desenvolvimento humano, social e científico, repudiamos veementemente qualquer forma de violência, especialmente a violência de gênero, que segue sendo um desafio profundo em nossa sociedade. É inadmissível que espaços educacionais — ambientes destinados ao conhecimento, à formação e ao respeito — tornem-se cenário de atos tão brutais.
A ABENGE reafirma seu compromisso com a promoção de ambientes seguros, éticos e acolhedores para todas as mulheres, docentes, técnicas, pesquisadoras e estudantes, dentro e fora das instituições de ensino.
Manifestamos nossos sentimentos aos familiares e amigos das vítimas, estendendo nosso abraço solidário à comunidade do CEFET-RJ.
ABENGE – Associação Brasileira de Educação em Engenharia