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ARTIGO

ARTICULAÇÕES ENTRE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE ENGENHARIA E O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS


Resumo
Com o objetivo de destacar os encontros e desencontros entre a proposta de universidade pública e popular e o desenvolvimento de Tecnologias Sociais (TS), o presente artigo explicita os resultados das análises feitas nos ordenamentos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e, principalmente, nos Projetos Pedagógicos dos cinco cursos de Engenharia por ela ofertados. A pesquisa documental foi desenvolvida de acordo com a categoria 'organização curricular' e os resultados indicam que, apesar de a UFFS ter forte vinculação com movimentos sociais e se projetar como desenvolvedora de TS, há uma considerável falta de clareza sobre o que seja conceber um curso de Engenharia nessa perspectiva. Apesar de algumas importantes iniciativas os documentos revelam um longo caminho a ser percorrido na superação de modelos formativos historicamente consolidados.
Código 1050
Evento COBENGE18
Área 06. Formação Cidadã
Subárea 06.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade
Autores Walter Antonio Bazzo,Leandro Bordin
Palavras-chaves Educação em Engenharia. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Tecnologia Social.
Arquivo COBENGE18_00067_00001050.pdf
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