ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

(IN)CERTEZAS DO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO NAS VOZES DOS ALUNOS


Resumo
Este trabalho, fundamentado na Linguística Aplicada e na Pedagogia, tem por objetivo, via diálogo transdisciplinar, analisar como as representações sobre a experiência pessoal e acadêmica de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) podem contribuir para uma melhor compreensão do trabalho do engenheiro-professor. Para tanto, tomamos como aporte teórico o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006) que analisa, por meio de texto, as representações do homem. Aliada a essa teoria, conceitos fundamentais da Pedagogia sobre a interação professor/aluno, ensino e aprendizagem e o trabalho do professor apoiam esta pesquisa. Nosso corpus é formado por dois textos produzidos por alunos, de cursos distintos, do campus IFPB- Cajazeiras, nos quais abordam o processo de decisão pelo ensino técnico e tecnológico, a relação com os professores e os momentos mais difíceis. Sendo assim, selecionamos como categoria de análise os conteúdos temáticos, que por meio de uma abordagem descendente, propõe um entendimento do texto a partir de temas escolhidos. A partir da análise dos dados, identificamos a necessidade de ouvir e interpretar as vozes dos alunos a fim de que estratégias sejam criadas para evitar a evasão escolar, melhorar o rendimento acadêmico e contribuir para o seu desenvolvimento humano e pessoal. Além disso, ações direcionadas para o trabalho e a formação docente estão sendo propostas, como um novo olhar sobre as reuniões didático-pedagógicas, criação de formações específicas para esse contexto de educação e programas de divulgação dos cursos para os alunos.
Código 1332
Evento COBENGE18
Área 04. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 04.3. Educação continuada
Autores Liane Velloso Leitão,CLAUDENICE ALVES MENDES,Vanda Lúcia Batista dos Santos Souza,Jeferson Gonçalves Morais,Luciana Ferreira Miranda
Palavras-chaves Linguística Aplicada. Pedagogia. Interacionismo Sociodiscursivo. Alunos. Trabalho docente.
Arquivo COBENGE18_00060_00001332.pdf
Voltar