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ANÁLISE DA EVASÃO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO 1: UM ESTUDO A PARTIR DA EVASÃO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA EM UM CURSO DE NIVELAMENTO


Resumo
No Brasil, as taxas de evasão nos cursos de nível superior na área de engenharia estão abaixo do ideal. Um dos prováveis motivos é a dificuldade no acompanhamento dos conteúdos básicos, por parte dos ingressantes nos primeiros anos do curso, como, por exemplo, a disciplinas de Cálculo I, onde se há grandes taxas de evasão. Nesse cenário, para combater a evasão nos cursos de engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi criado o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA), que oferta cursos de Matemática, Física e Química Elementar. Este trabalho busca acompanhar o motivo da evasão do aluno a partir do curso de nivelamento e o impacto disso no seu desempenho na disciplina de Cálculo I. Ao analisar o desempenho dos alunos que evadiram e concluíram o Curso de Matemática Elementar, notou-se que 76% dos concluintes foram aprovados em Cálculo I contra apenas 18% dos alunos que evadiram do Curso de Nivelamento. Este se mostrou uma ferramenta de combate expressivo à evasão, visto que somente 6% dos Concluintes evadiram do Cálculo I, chegando à 0% em algumas engenharias. Após avaliar os motivos para evasão, nota-se que 80% dos alunos que evadiram o nivelamento avaliaram positivamente o PCNA, e o fizeram por razões externas. Portanto, percebe-se que os motivos que levam o aluno a evadir no ensino superior encontram-se antes mesmo do seu ingresso na universidade, e, nesse contexto, torna-se necessário a tomada de novas decisões sobre a educação superior, visando a ampliação de ações como o PCNA.
Código 1621
Evento COBENGE18
Área 03. Retenção e Evasão
Subárea 03.1. Causas da evasão
Autores Matheus Cruz Tavernard Franco,José Leonardo Andrade Pedrosa,Diego Batista Sabino de Oliveira,Flávio Roberto Bentes da Costa Silva,AURICELIA LIRA VIEIRA,Leonardo Ribeiro Lima Damasceno
Palavras-chaves Cálculo 1. Curso de Nivelamento. Evasão
Arquivo COBENGE18_00054_00001621.pdf
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