ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA O DESEMPENHO DOS ALUNOS INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA PLANILHA DE MONITORAMENTO ACADÊMICO


Resumo
O presente artigo apresenta reflexões acerca da importância de implementação no Curso de Matemática Básica da Escola Politécnica de Pernambuco/UPE para o desempenho dos alunos ingressantes nos cursos de engenharia. Com auxílio da Planilha de Monitoramento Acadêmico é possível analisar resultados frente a diversos fatores como a participação no Curso. São evidentes as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, que podem ser justificadas por uma gama de fatores, mas como principal, a problemática na base do ensino matemática, ou seja, algo de natureza epistemológica. Surge então a necessidade de práticas e alternativas para sanar ou amenizar tal problema sendo exemplificada com o Curso de Matemática Básica que tem como objetivo o nivelamento dos alunos e melhor prepará-los para o uso de ferramentas da gênese da matemática. A análise dos dados possibilitou o reconhecimento do Curso como uma ferramenta eficiente para a problemática do aprendizado por meio da melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.
Código 164
Evento COBENGE17
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
Subárea 01.2. Estratégias Pedagógicas
Autores Rafael Assis rodrigues de Araujo,Débora Vieira Muniz,Fabiane Andrade dos Santos,ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA,JOSÉ ROBERTO DE SOUZA CAVALCANTI,MANOEL HENRIQUE DA NOBREGA MARINHO
Palavras-chaves Dificuldades de aprendizagem, Curso de Nivelamento, Monitoramento.
Arquivo COBENGE17_00002_00000164.pdf
Voltar