APLICAÇÃO DA AULA EXPOSITIVA DIALOGADA PARA O PROJETO DE UM CONTROLADOR FUZZY INCREMENTALResumo O ensino tradicional é centrado na fala do professor em aulas expositivas, o que faz com que os discentes sejam atores passivos com pouca interação no processo de aprendizagem. Com o intuito de motivar os discentes, de transformá-los em parte integrante do processo de Ensino Aprendizagem, tem sido proposto vários métodos de aprendizagem denominados de metodologias ativas. São várias metodologias ativas que vem sendo aplicadas e testadas: aula invertida, PBL (do Inglês Problem Based Learning), instrução por pares, aula dialogada, entre outras. Este trabalho utiliza a aula expositiva dialogada para projetar um Controlador Fuzzy Incremental (CFI). Em uma aula expositiva dialogada, os discentes perguntam, questionam e trocam informações para obter o conhecimento. Isso faz com que os discentes sejam atores ativos dentro do processo. O objetivo foi motivar o discente, através do uso de seus conhecimentos e questionamentos, a buscar e trocar informações para alcançar as soluções para a implementação desse controlador. Os resultados obtidos nos estudos foram animadores. Os discentes reforçaram seus conhecimentos técnicos sobre lógica e controladores Fuzzy, aprenderam a projetar um CFI, além de confirmarem e observarem a importância dos ajustes adequados dentro do sistema. O processo todo incentivou os discentes a discutirem e trocarem informações tornando o aprendizado mais agradável e sólido. |
Código | 1874 |
Evento | COBENGE19 |
---|---|
Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | Celso Aparecido de França,Edilson Reis Rodrigues Kato,Osmar Ogashawara |
Palavras-chaves | Metodologias Ativas - Aula Expositiva Dialogada - Ensino Aprendizagem |
Arquivo | COBENGE19_00090_00001874.pdf |