APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA PROPRIEDADE INDUSTRIALResumo A academia é responsável por parte significativa da produção científica e da pesquisa tecnológica desenvolvida no Brasil. A transformação do conhecimento científico em inovações tecnológicas possui íntima relação com o sistema de Propriedade Industrial. A despeito disso, poucos são os cursos de engenharia no país que incluem o ensino da Propriedade Industrial em seu currículo. Este artigo apresenta considerações sobre a importância da inclusão do ensino da Propriedade Industrial nos cursos de engenharia. É realizada uma reflexão sobre as vantagens em se abordar o tema por meio das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Por fim, este trabalho relata uma experiência docente de planejamento e execução de um minicurso sobre Propriedade Industrial aplicando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas. Os resultados demonstram que a metodologia utilizada conduziu os estudantes a serem ativos no processo de aprendizagem, permitindo que trouxessem para a sala de aula problemas por eles considerados relevantes, ao mesmo tempo em que os conceitos de Propriedade Industrial eram trabalhados. |
| Código | 2020 |
| Evento | COBENGE19 |
|---|---|
| Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
| Subárea | 03.1. Estratégias pedagógicas |
| Autores | VALMIR ANTONIO SCHNEIDER JUNIOR,DENISE DE OLIVEIRA SCHNEIDER |
| Palavras-chaves | Propriedade Industrial. Patentes. Ensino em Propriedade Industrial. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. |
| Arquivo | COBENGE19_00089_00002020.pdf |