ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DOIS CURSOS DE ENGENHARIA


Resumo
As mudanças ocorridas em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Engenharia têm indicado o uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências e habilidades dos engenheiros para a indústria 4.0. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência da utilização da aprendizagem baseada em projetos (PBL), como estratégia aplicada em dois cursos de Engenharia da UERJ, campus Resende. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Foram desenvolvidos 4 projetos em grupo em duas disciplinas, durante um semestre letivo. Os produtos desenvolvidos foram submetidos a análise sensorial pela comunidade do campus e tiveram boa aceitação. Foi possível observar o envolvimento dos alunos em todas as etapas de execução do projeto e o alcance dos objetivos propostos. Pode-se concluir que o uso da PBL possibilitou o desenvolvimento de habilidades e competências desejáveis a um engenheiro em tempos da indústria 4.0.
Código 2034
Evento COBENGE19
Área 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 03.1. Estratégias pedagógicas
Autores Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues
Palavras-chaves Project Based Learning. Ensino de Engenharia. Aprendizagem Ativa.
Arquivo COBENGE19_00089_00002034.pdf
Voltar