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ARTIGO

A ESCOLA PILOTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ


Resumo
Uma inovadora concepção de Escola Piloto, oferecendo disciplinas fora do currículo de graduação em Engenharia Química ministradas por professores, pesquisadores e profissionais em Engenharia Química, é um projeto inovador constituído por estudantes de graduação em conjunto com professores tutores para explorar conteúdos relevantes de atuação dos profissionais, não abordados na formação, gerando materiais didáticos, através de cursos e oficinas. A partir da criação da primeira Escola Piloto deste gênero no país em 2012, o projeto se expandiu e continua com novas iniciativas. Na UFC a EPEQ foi registrada como projeto de extensão, sendo a terceira nessa modalidade. Soma-se atualmente mais de dez Escolas Piloto (EPEs) em IES, o que proporcionou a realização do I Encontro Nacional das Escolas Piloto e a instalação do Conselho Nacional, com objetivo de compartilhar conhecimentos, divulgar ações realizadas e incentivar a criação de outras unidades. O presente trabalho apresenta resultados exitosos, através de ações realizadas pelos diversos cursos ministrados para estudantes e profissionais das áreas de engenharia e tecnologia.
Código 2079
Evento COBENGE19
Área 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 03.1. Estratégias pedagógicas
Autores João José Hiluy Filho,Pedro Felipe Gadelha SIlvino,Italo Ximenes Marques
Palavras-chaves Escola Piloto. Metodologias Ativas, Ensino Aprendizagem.
Arquivo COBENGE19_00089_00002079.pdf
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