APLICANDO ABP NO DESENVOLVIMENTO E CONTROLE DE ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE PRINCÍPIOS DE CONTROLE E ROBÓTICA.Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar o uso de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) no desenvolvimento de um robô móvel e aplicação de um controlador PID para fazê-lo seguir uma faixa preta em um ambiente com fundo branco. O projeto foi feito em conjunto com alunos das disciplinas de Princípios de Controle e Robótica do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade de Fortaleza. As práticas desenvolvidas consistem em percorrer circuítos fechados sem cruzamento de linhas ou bifurcações. O intúito delas é de concretizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de uma forma prática, interativa e motivadora. Ademais, serão tratados todo os conceitos, definições necessárias para o entendimento do desenvolvimento, bem como será explicado o código modelo desenvolvido. Ao fim são apresentados os resultados que o projeto trouxe para o melhor aprendizado da disciplina sobre a ótica do professor orientador e dos alunos. |
Código | 2083 |
Evento | COBENGE19 |
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Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade |
Autores | Joel Sotero da Cunha Neto,Reginaldo Florencio Silva,Afonso Henriques Fontes Neto Segundo,Levi Coelho Belem,Lucas Militao de Araújo Costa |
Palavras-chaves | ABP, Interdisciplinaridade, Robótica, Princípios de Controle, Robô móvel, controle PID, sistemas de controle. |
Arquivo | COBENGE19_00092_00002083.pdf |