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APLICANDO ABP NO DESENVOLVIMENTO E CONTROLE DE ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE PRINCÍPIOS DE CONTROLE E ROBÓTICA.


Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar o uso de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) no desenvolvimento de um robô móvel e aplicação de um controlador PID para fazê-lo seguir uma faixa preta em um ambiente com fundo branco. O projeto foi feito em conjunto com alunos das disciplinas de Princípios de Controle e Robótica do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade de Fortaleza. As práticas desenvolvidas consistem em percorrer circuítos fechados sem cruzamento de linhas ou bifurcações. O intúito delas é de concretizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de uma forma prática, interativa e motivadora. Ademais, serão tratados todo os conceitos, definições necessárias para o entendimento do desenvolvimento, bem como será explicado o código modelo desenvolvido. Ao fim são apresentados os resultados que o projeto trouxe para o melhor aprendizado da disciplina sobre a ótica do professor orientador e dos alunos.
Código 2083
Evento COBENGE19
Área 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Autores Joel Sotero da Cunha Neto,Reginaldo Florencio Silva,Afonso Henriques Fontes Neto Segundo,Levi Coelho Belem,Lucas Militao de Araújo Costa
Palavras-chaves ABP, Interdisciplinaridade, Robótica, Princípios de Controle, Robô móvel, controle PID, sistemas de controle.
Arquivo COBENGE19_00092_00002083.pdf
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