ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A INCLUSÃO PRÁTICA DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: O CASO DO CAMPUS DA FACULDADE UNEF


Resumo
A educação é a base para o desenvolvimento de qualquer nação no mundo e as Instituições de Ensino Superior (IES) são vistas como um grande catalisador para alcançar esse desenvolvimento de forma sustentável.Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico dos indicadores de sustentabilidade (água, energia, insumos, resíduos sólidos, educação ambiental) no campus da Faculdade UNEF, no intuito de propor intervenções práticas que possam reduzir o impacto ambiental, como também, contribuir para a formação dos alunos da Instituição.O projeto de pesquisa está sendo realizado em cinco etapas, contendo diversas atividades teórico-práticas desenvolvidas por alunos de graduação da maioria dos cursos da Instituição. Baseado numa metodologia construtiva e participativa, no processo de pesquisa são envolvidos os funcionários e docentes da instituição, que contribuem com a coleta de dados e informações. Assim, os resultados esperados são: a aprendizagem por parte dos alunos de algumas ferramentas de análise ambiental, como também a realização de atividades fora da sala de aula, que contribuem com a sustentabilidade institucional. Além disso, espera-se contribuir para a formação global dos alunos, permitindo que o projeto seja integrado às componentes curriculares de forma interdisciplinar. Portanto, o Projeto UNEF Sustentável proporcionará aos alunos, funcionários e docentes o desenvolvimento de atividades práticas, utilizando o próprio campus da Faculdade como estudo de caso, renovando os seus objetivos a partir dos resultados encontrados, sendo avaliado o poder de criação dos alunos, podendo utilizar esses conhecimentos nos processos produtivos que irão exercer nas suas carreiras profissionais.
Código 2127
Evento COBENGE19
Área 09. Programas Especiais
Subárea 09.3. Iniciação Científica. Extensão
Autores ANDERSON CARNEIRO DE SOUZA,Camila Leal Vieira,Matteo Nigro
Palavras-chaves Educação. Pesquisa. Campus de IES. Indicadores de sustentabilidade.
Arquivo COBENGE19_00115_00002127.pdf
Voltar