APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PBL NA CONSTRUÇÃO DE UM RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO EM ESCALA REDUZIDAResumo Este trabalho mostra como a metodologia conhecida por Aprendizagem Ativa Aplicada em Projeto - PjBL (Project Basic Learnig) foi empregada na construção de um reservatório de detenção em escala reduzida voltado para o ensino de hidráulica experimental em laboratório, no curso de engenharia civil. A atividade desenvolvida busca o desenvolvimento de habilidades e aproximação de problemas da vida real de maneira experimental. Os resultados conseguidos mostram o processo de aprendizagem ativa desde a formulação da proposta desafiadora, o pensar uma solução, a construção do modelo reduzido de um reservatório de detenção para utilização em laboratório, a realização de experimentos, os dados e resultados que podem ser retirados dos experimentos realizados. A conclusão é uma reflexão qualitativa do caso, apontando os ganhos alcançados. |
Código | 2164 |
Evento | COBENGE19 |
---|---|
Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 03.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | Elias Simão Assayag,Matheus Cavalcante da Silva,Mateus Rêgo Gandra |
Palavras-chaves | PjBL, PBL, Reservatório de detenção, Aprendizagem ativa. |
Arquivo | COBENGE19_00089_00002164.pdf |