APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS PBL E FLIP CLASSROOM AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS DE NIVELAMENTO NOS CURSOS DE ENGENHARIA.Resumo Resumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma comparação entre os métodos de ensino PBL - Project Based Learning (aprendizagem baseada em problemas) e sala de aula invertida (flip classroom) aplicados nas primeiras etapas, para nivelamento nos cursos de graduação em engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os programas tiveram uma avaliação diagnóstica e após o feedback deste evento, a adesão ao programa foi de forma voluntária pelos ingressantes. A posteriori, os alunos realizaram outra avaliação cognitiva final para verificar engajamento e assimilação dos conteúdos do programa de nivelamento em física e matemática. O trabalho apresenta os resultados das avaliação e dados de adesão dos alunos nas diferentes metodologias. A adesão, constância e prognósticos de prova entraram como nota participativa como incentivo ao programa de nivelamento. O trabalho também pontua uma comparação direta entre as duas metodologias. |
Código | 2170 |
Evento | COBENGE19 |
---|---|
Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 03.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | Rodrigo Vieira dos Santos,Bruno Luis Soares de Lima,Karl Friehe,Gustavo Coxev Wolski,Antonio Carlos Rosal,Fábio Jesus Moreira de Almeida |
Palavras-chaves | Ensino, PBL, sala de aula invertida, educação, aprendizagem. |
Arquivo | COBENGE19_00089_00002170.pdf |