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ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES DE PROTÓTIPOS : PARA FINS DIDÁTICOS


Resumo
Neste trabalho, propõe-se uma metodologia para o ensino das disciplinas de estruturas, nos cursos de Engenharia Civil, com foco nos deslocamentos dos elementos estruturais, a partir da integração de conteúdos teóricos e simulações em protótipos reduzidos. A pesquisa tem como objetivo propor como estratégia pedagógica a elaboração de modelos reduzidos com o intuito de aprimorar e facilitar o ensino/aprendizagem dos discentes quanto à análise de estruturas. Partindo desse pressuposto, o ensino/aprendizagem é desencadeador de mudanças e exige preparo dos alunos com a finalidade de solidificar conceitos que lhe permitam enfrentar situações semelhantes no futuro. Essa análise tem interesse didático com resultados qualitativos e correlação baseada em dados quantitativos. A metodologia empregada toma como base a maquete estrutural que permite a análise do comportamento de diferentes modelos estruturais, além dos resultados teóricos obtidos em simulações computacionais. O estudo é resultante de uma revisão bibliográfica e simulações em laboratórios de protótipos em EPS.
Código 232
Evento COBENGE17
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
Subárea 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Autores Alba Cesanna Coutinho Rocha,Joze Samara Santos da Costa,FRANCISCO GILDEAN ROCHA MAIA,Thyara Adryelly Guedes da Cruz,JÚLIO CÉSAR TAVARES DE LUCENA
Palavras-chaves Sistemas estruturais, Deslocamentos, Modelo reduzido
Arquivo COBENGE17_00001_00000232.pdf
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