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ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE UM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM METODOLOGIAS ATIVAS


Resumo
Este trabalho tem por objetivo o levantamento bibliográfico da aplicação das seguintes metodologias ativas: PBL (problem based learning), PjBL (problem based learning), TBL (team-based learning) e Flipped Classroom (sala de aula invertida) nos cursos de engenharia tendo como base de pesquisa os anais do congresso brasileiro de educação em engenharia. Assim como a análise da aplicação de metodologias ativas na disciplina de gestão de sistemas de produção II no curso de engenharia de produção da UFRN. O estudo é resultante de uma revisão bibliográfica, resultou no mapeamento e análise de 28 artigos no período de 2014 a 2017 dos quais 60,71% deles desenvolvia aplicações do PBL, 25% PjBL, tendo a sala de aula invertida e TBL os valores de 10,71% e 3,57% respectivamente. A partir disto, a aplicação de questionários antes e depois da vivência de turma de engenharia de produção com metodologias ativas demonstrou um aumento de 36,4% no aprendizado dos alunos na fixação de conteúdos de técnicas lean. Em suma, conclui-se que o PBL se encontra como a metodologia mais utilizada nas engenharias com o intuito de desenvolver nos profissionais da área características fundamentais exigidas pelo mercado. Assim como essa, as demais metodologias analisadas também se apresentam como importantes armas para este fim.
Código 2627
Evento COBENGE19
Área 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 03.1. Estratégias pedagógicas
Autores Sandra Rufino,Raisa Andriele de Vasconcelos Lopes,Carlos Eduardo Antunes Junior,Pablo Luan Bezerra dos Santos
Palavras-chaves metodologias ativas; educação em engenharia; aprendizado
Arquivo COBENGE19_00089_00002627.pdf
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