APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: USO DO "GBL" DIRECIONADO AO ENSINO DE CONEITOS SOBRE MERCADO E REGULAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICAResumo Este artigo teve por finalidade o estudo da viabilidade da aplicação da metodologia de ensino Game Based Learning (GBL); cuja aprendizagem é baseada em jogos. Esta metodologia foi implantada durante a construção e utilização de jogos de tabuleiro. A supracitada metodologia vem sendo aproveitada, a cada semestre, com a finalidade de auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos e vocabulários técnicos relacionados à área de gestão e regulação de energia elétrica. Este artigo apresenta um estudo de caso no que tange a construção e a utilização durante as aulas dos jogos de tabuleiro. Para a construção desse artigo, fez-se estudos bibliográficos onde levou-se em consideração as legislações vigentes relacionadas a área energia elétrica; a aplicação prática, in loco, para verificação da usabilidade do jogo; e a análise qualitativa dos resultados alcançados. Os dados mostraram-se promissores com relação a implantação da metodologia GBL e com relação a usabilidade dos jogos de tabuleiro em sala de aula, pois estes auxiliaram os alunos na construção da aprendizagem e desenvolvimento profissional. |
Código | 2847 |
Evento | COBENGE20 |
---|---|
Área | 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 05.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | LILIAN MARQUES SILVA,Eik Tenório,Volney Mattos de Oliveira,Daniel Scodeler Raimundo |
Palavras-chaves | Regulação de Energia. Energia Elétrica. Game Based Learning. |
Arquivo | COBENGE20_00140_00002847.pdf |