APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA: UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA PARA INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICOResumo O processo de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é um método de aprendizagem ativa, onde os estudantes aprendem determinados assuntos no contexto de problemas reais. O presente artigo demonstra a utilização do PBL no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria campus Cachoeira do Sul. Desse modo, é proposto aos alunos a análise da viabilidade econômica de um sistema fotovoltaico para um consumidor industrial do grupo A. Para a resolução do problema utiliza-se uma metodologia de dimensionamento, orçamento e análise econômica para a instalação de um sistema fotovoltaico. A metodologia foi desenvolvida em uma planilha em Excel para se automatizar os cálculos, o que torna o modelo facilmente aplicável a outros estudos de caso. Como principais resultados, obteve-se uma aprendizagem ativa dos conteúdos utilizados para a resolução do problema, aperfeiçoando o trabalho em equipe, as habilidades técnicas, comunicação, liderança e, assim, contribuindo na formação profissional completa e autônoma desses alunos. |
Código | 2943 |
Evento | COBENGE20 |
---|---|
Área | 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 05.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | Cristiane Cauduro Gastaldini,Laura Lisiane Callai dos Santos,Leonardo da Silveira,Jaderson Rosa dos Santos,Paulo César Vargas Luz |
Palavras-chaves | Aprendizagem Ativa. Aprendizagem Baseada em Problemas. Sistema Fotovoltaico. Viabilidade Econômica. |
Arquivo | COBENGE20_00140_00002943.pdf |