ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL


Resumo
Tendo em vista os desafios apresentados atualmente pelo mercado de trabalho, que busca profissionais com uma formação mais prática com habilidades e competências para lidar com situações que exijam a tomada de decisão, este artigo apresenta os resultados da aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para complementar conteúdos de disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul. O problema proposto foi o desenvolvimento de um protótipo de uma residência unifamiliar considerando a instalação de um sistema de automação residencial. O projeto foi realizado em duas etapas de forma concomitante, sendo o projeto elétrico do sistema de automação residencial e o projeto de modelagem para a construção do protótipo. Com o uso da PBL foi possível perceber o desenvolvimento de várias habilidades no período de execução do projeto, tais como: comunicação, trabalho em equipe, criatividade, autoconfiança e autoconhecimento, além de contribuir para uma aprendizagem mais efetiva dos conteúdos relacionados.
Código 2958
Evento COBENGE20
Área 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
Subárea 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 
Autores Celso Becker Tischer,Sabine Ritter De Paris,Matheus Dottes Binttencourt,Ana Alice Timm Goretti,Matheus Cargnelutti de Souza
Palavras-chaves Metodologia Ativa. Aprendizagem Baseada em Problemas. Automação residencial. Protótipo.
Arquivo COBENGE20_00141_00002958.pdf
Voltar