ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A RELEVÂNCIA DA MONITORIA PARA OS MONITORES E MONITORADOS DO CEFET-MG CAMPUS ARAXÁ


Resumo
A monitoria é de suma importância na vida acadêmica do corpo discente, pois agrega positivamente em seu currículo, além de aperfeiçoar suas habilidades ao longo da formação. Incumbe ao monitor auxiliar o educando em suas fragilidades referentes às matérias lecionadas. Dessa forma, o presente artigo objetiva analisar a forma como a monitoria é utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos estudantes universitários, com a finalidade de propor intervenções que possam melhorar o programa de monitoria acadêmica da Universidade e a experiência pedagógica dos alunos-monitores, professores-orientadores e educandos. Para isso, foram aplicados dois formulários para os alunos dos cursos de Engenharia de Automação Industrial e Engenharia de Minas do CEFET-Araxá. O primeiro formulário visava entender os benefícios e dificuldades dos monitores e o outro tinha como intuito principal ouvir os alunos que compareciam assiduamente às monitorias. Com os dados obtidos através das duas pesquisas, foi analisado os pontos positivos e negativos da monitoria e o que ela impactou, especialmente na formação do corpo discente. Foi possível observar que para os educandos e monitores, a monitoria trouxe melhoras em sua capacidade de comunicação, aumento em suas notas, além de um foco maior nos estudos. Contudo, é possível também notar alguns problemas que dificultam a instrução da monitoria, como falta de espaço adequado para o programa e a presença de alunos desnivelados quanto ao conteúdo reforçado.
Código 3122
Evento COBENGE20
Área 11. Programas Especiais
Subárea 11.4. Monitorias 
Autores bruno patto graciano natal,Marcos Vinícius Alves Pereira,Guilherme De Lima Resende Martins,Leonardo de Oliveira Souza Mendonça,Kleber Lopes Fontoura
Palavras-chaves Monitor. Monitoria. Benefícios. Dificuldades. Formação.
Arquivo COBENGE20_00167_00003122.pdf
Voltar