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ANÁLISE DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS COM APLICAÇÃO EM UM CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA


Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão dos principais pontos das nova Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs) e apresenta algumas ações realizadas no âmbito do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Ibirubá, que vêm ao encontro das novas DCNs. As novas DCNs foram publicadas no ano de 2019, com o intuito de aprimorar a qualidade dos cursos de Engenharia no país, visto as demandas dos setores da sociedade onde atuam os Engenheiros. A adequação às diretrizes leva a uma importante reflexão sobre o projeto pedagógico do curso, sendo evidenciado nesse processo pontos positivos e negativos do curso de graduação. Destaca-se, nas novas DCNs, a necessidade de traçar o perfil do egresso como ponto de partida, e a partir disso, é delimitado o método de como o curso de graduação em Engenharia desenvolverá tal perfil nos alunos, cumprindo assim os objetivos propostos. A forma como são realizadas as atividades de ensino aprendizagem nos cursos também são discutidas nas diretrizes, que apontam pela primazia na utilização de metodologias ativas, afim de tornar o aluno um participante ativo de sua aprendizagem. No curso de Engenharia Mecânica analisado, diversas atividades, tais como projetos integradores e incentivo a participação dos alunos em eventos científicos já são realizadas, e fica como meta, a ampliação e a sistematização de tais atividades na adequação do projeto pedagógico do curso às novas DCNs.
Código 3158
Evento COBENGE20
Área 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia
Subárea 02.1. Implantação ou implementação das novas DCNs nos cursos
Autores Edson Baal
Palavras-chaves Diretrizes curriculares nacionais. Engenharia mecânica. Metodologias ativas.
Arquivo COBENGE20_00128_00003158.pdf
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