ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDIZAGEM ATIVA PARA UMA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS


Resumo
As metodologias de aprendizagem ativa são imprescindíveis para a formação por competências, pois permitem trabalhar de forma mais efetiva aspectos de aprendizado de conteúdos, habilidades e atitudes (CHA). No intuito de promover uma formação adequada dos estudantes, conceitos e experiências tem sido debatidos e apresentados na literatura. Buscando apresentar de forma objetiva os aspectos que envolvem o desenvolvimento das competências almejadas, este artigo traz uma síntese dos principais métodos de aprendizagem ativa que têm sido empregados nas escolas de engenharias. São também apresentados os pressupostos teóricos que embasam as metodologias, bem como quais objetivos pedagógicos são alcançados. Um estudo de caso aplicado à disciplina de Análise e Modelagem de Sistemas Dinâmicos seguindo uma abordagem de Sala de Aula Invertida é apresentado.
Código 3186
Evento COBENGE20
Área 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
Subárea 05.1. Estratégias pedagógicas 
Autores Alessandro Mattedi,Tiara Rodrigues Smarssaro de Freitas,Roberta Lima Gomes
Palavras-chaves formação por competências, metodologias ativas, metodologias de aprendizagem ativa, educação em engenharia
Arquivo COBENGE20_00140_00003186.pdf
Voltar