ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICANDO A CULTURA MAKER NO CENÁRIO DE ISOLAMENTO SOCIAL


Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso acerca das ações adotadas pelo Projeto de Extensão Mundo Maker do CEFET-MG, diante do cenário de isolamento social. O Mundo Maker tem por objetivo a popularização da ciência e da tecnologia associadas a nova era digital na sociedade, com foco em estudantes do ensino fundamental e médio, seguindo a filosofia da cultura maker. Dentre as ações do projeto, destacam-se a realização de minicursos que exploram conceitos de lógica, programação básica e ciência, utilizando uma abordagem prática, além de elaborar um acompanhamento avaliativo diversificado. E, devido à pandemia de COVID-19, o Mundo Maker precisou transferir suas ações, inicialmente planejadas para o formato presencial, para o modelo de um ensino remoto. Neste trabalho, será exposto a origem dessa cultura que inspirou o projeto, bem como a sua relevância para integralização do ensino, não só para o ensino regular, mas também para cursos de graduação. Também apresenta um relato das metodologias abordadas para ofertar os minicursos em um ambiente virtual com a mesma qualidade do formato presencial, as ferramentas utilizadas para esse fim e os resultados obtidos por meio da experiência e as avaliações desenvolvidas pela equipe.
Código 3247
Evento COBENGE20
Área 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
Subárea 06.1. Formação mediada por tecnologia 
Autores Jose Geraldo Ribeiro Junior,LINDOLPHO OLIVEIRA DE ARAUJO JUNIOR,Guilherme Quirino de Andrade,Igor Inacio Cirino,Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra,Vinícius Veridiano Miranda
Palavras-chaves Avaliação. Cultura Maker. Criatividade. Ensino remoto. Minicurso.
Arquivo COBENGE20_00144_00003247.pdf
Voltar