A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS LACUNAS DE CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA NO INÍCIO DO CURSO DE ENGENHARIAResumo A percepção do espaço e a geometria, fundamentais em profissões que requerem representação gráfica para sua comunicação, muitas vezes são postas em segundo plano na formação do ensino fundamental e médio. O artigo mostra formas de analisar os resultados de um questionário aplicado, presencialmente em 6 turmas de alunos ingressantes nos cursos de engenharia civil e mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no início de 2020. É parte da dissertação de mestrado que faz um diagnóstico dos conhecimentos de geometria e habilidades espaciais. A metodologia utilizada foi um questionário com 11 perguntas, com respostas objetivas e uma pergunta que solicitava ao aluno que manifestasse sua percepção de facilidade ou dificuldade para respondê-las, bem como se conhecia todos os conteúdos ou parte deles. Esta última questão favoreceu em muito a comparação entre os resultados porque funcionou como um elemento de união entre alunos, possibilitando análises por grupos que declararam dificuldades semelhantes ao responder o questionário. |
Código | 3314 |
Evento | COBENGE20 |
---|---|
Área | 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos |
Subárea | 08.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social |
Autores | Lea Japur,Jocelise Jacques de Jacques |
Palavras-chaves | Design Educacional, Expressão Gráfica, Geometria. |
Arquivo | COBENGE20_00152_00003314.pdf |