ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA FRENTE AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES DE ENGENHARIAResumo Este artigo apresenta uma análise do projeto pedagógico do curso de engenharia elétrica com ênfase em energia e automação elétricas em relação as novas diretrizes curriculares de engenharia aprovadas em abril de 2019. A análise foi feita comparando os itens mínimos propostos nas diretrizes e os itens propostos no projeto pedagógico do curso de maneira crítica visando detectar pontos atendidos e pontos incompletos e que necessitam uma revisão e readequação. As novas diretrizes promulgadas pelo Ministério de Educação - MEC, como as de 2002, são centradas no desenvolvimento de competências e exigem que os projetos pedagógicos explicitem como elas são desenvolvidas e reforçadas e como são avaliadas durante o curso nas disciplinas. Há um forte incentivo ao uso de novas situações de ensino e aprendizagem e o uso de ambientes adequados que privilegiem estratégias ativas, onde os alunos são o centro do processo. A maior interação da universidade com a sociedade e seus diversos agentes, como o governo nas suas várias instâncias, com as empresas, ONGs e' incentivada no oferecimento de estágios e na proposta de trazer os problemas do mundo real para debate e busca de soluções. O número mínimo de horas de estágio de 180 horas foi mantido e a exigência de um projeto final de curso também foi mantida nestas novas diretrizes. Como conclusão do trabalho são discutidas propostas de alteração no projeto pedagógico do curso para adequá-lo as novas diretrizes do curso de engenharia. |
Código | 3399 |
Evento | COBENGE21 |
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Área | 01. Projeto pedagógico e gestão de cursos |
Subárea | 01.1. A implementação das novas DCNs (Resolução CNE/CES 02/2019) nos cursos de engenharia |
Autores | Jose Aquiles Baesso Grimoni,Marcos Jolbert Cáceres Azambuja |
Palavras-chaves | Projeto Pedagógico de Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Engenharia, Ensino baseado em competências. |
Arquivo | COBENGE21_00234_00003399.pdf |