A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO PROPOSTA PARA AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS CURSOS DE ENGENHARIAResumo Várias ações buscam fortalecer e ampliar a presença das mulheres nas áreas de STEM. As ações estruturadas visam inspirar e motivar mulheres e meninas para atuar na ciência. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar as ações sócio educativas do projeto educacional, cujo intuito versa sobre o desenvolvimento de kits didáticos, protótipos educacionais a serem utilizados em oficinas e dinâmicas na perspectiva de aproximar, inspirar e orientar meninas do ensino médio e ou fundamental, quanto ao ingresso em carreiras voltadas às ciências exatas, especificamente, nos cursos de engenharias. O projeto de caráter interdisciplinar envolve as disciplinas: desafios automação, desenvolvimento de produtos (planejamento estratégico dos requisitos projetuais, ciclo de vida do produto, princípios de solução e construção de protótipos) atrelado ao conceito de economia circular. Referente à metodologia, o projeto contempla: a construção de protótipos; elaboração dos desafios; consolidação dos modelos e realização das oficinas. Os resultados preliminares demonstram a articulação, construção e consolidação de uma rede de apoio integrada cujas ações buscam inspirar, capacitar e potencializar o ingresso e aumento da participação feminina na área da ciência |
Código | 3438 |
Evento | COBENGE21 |
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Área | 09. Formação cidadã |
Subárea | 09.1. Gênero, inclusão, diversidade e pluralidade |
Autores | Marinilda Lima,Jorsiele Damasceno Cerqueira,brenda silva de alencar,Jéssica Morais de Andrade,Andrea de Matos Machado,Adalicio José de Almeida Neto,Gabriela Lino dos Santos Silva |
Palavras-chaves | Formação Interdisciplinar; Engenharia; Mulher; STEM; Robótica. |
Arquivo | COBENGE21_00270_00003438.pdf |