ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A PARTICIPAÇÃO DO EGRESSO DA POLI/UPE NA INSERÇÃO NO MUNDO DE TRABALHO: UM COMPARATIVO ENTRE OS EGRESSOS QUE CONCLUIRAM ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA


Resumo
O presente artigo analisa a participação do egresso da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE) como fator determinante para inserção no mundo de trabalho a partir das atividades que eles desenvolveram durante a graduação, comparando entre dois diferentes perfis de ingresso, os oriundos da Rede de Ensino pública e privada. Foi utilizado um questionário online disponibilizado para preenchimento dos egressos dos 7 cursos de engenharia ofertados pela instituição, formados entre os períodos de 2015.2 e 2019.2, resultando um total de 902 egressos e 217 respostas, sendo estas analisadas por distribuição de frequência. A maioria dos egressos estão atuando na área de engenharia (58,06%), e a maioria dos que oriundos da rede de pública que estão nesta área possuem curso técnico (61,29%), enquanto os da rede privada, independe da área, não possuem formação prévia (75,33%). A quantidade de pós-graduados que estão atuando na área de engenharia é maior em relação à outras áreas (26,62% e 17,46% comparado a 4,55% e 7,94% dos oriundos da rede privada e pública, respectivamente). Estágios não-obrigatórios mostram-se como diferencial para inserção no mundo do trabalho, principalmente considerando os que exerceram pelo menos 12 meses (37,01% e 30,16% da área de engenharia comparados a 5,2% e 9,52% de outras áreas, para rede privada e pública respectivamente). Há também uma notória participação em eventos científicos e iniciação científica durante a graduação. Com isso, a pesquisa conseguiu identificar que a participação ativa dos alunos durante o processo de formação pode ser um diferencial para inserção no mundo de trabalho.
Código 3506
Evento COBENGE21
Área 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos
Subárea 06.5. Reorientação profissional, programa de vivências acadêmicas, programa para identificação do destino dos egressos
Autores JOSÉ ROBERTO DE SOUZA CAVALCANTI,Amanda Pereira Sales Cavalcanti,Arthur Wanderley Ferreira Dos Santos,LAURA SILVA SOARES DE MELO
Palavras-chaves Influência na formação. Rede de Ensino de origem. Perfil profissional. Avaliação quantitativa.
Arquivo COBENGE21_00259_00003506.pdf
Voltar