A MATEMÁTICA NA ENGENHARIA - UM PROJETO VOLTADO PARA A BUSCA DE UM PROBLEMA CONTEXTUALIZADOResumo As pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática nos cursos de Engenharia têm sido foco de atuação de muitos docentes, especialmente no âmbito do COBENGE. As autoras desse artigo, desde 2018, demonstram interesse e preocupação em oferecer o melhor ensino ao estudante, com objetivo de motivá-lo por meio da utilização de eventos contextualizados. Nesse artigo, apresenta-se a organização de um curso, desenvolvido no âmbito dos Projetos e Atividades Especiais (PAE), que são oferecidos aos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior como parte das atividades complementares. O objetivo principal do curso, denominado "Aplicações de Cálculo Vetorial na Engenharia", é oferecer ao estudante a oportunidade de compreender melhor como os conceitos matemáticos dessa área são utilizados nos fenômenos estudados na Engenharia. Por meio de pesquisas, os discentes elencaram problemas e detalharam como a Matemática está inserida em suas soluções. A dinâmica de trabalho com os estudantes propiciou o desenvolvimento/mobilização de algumas competências descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. |
Código | 3550 |
Evento | COBENGE21 |
---|---|
Área | 08. Programas especiais |
Subárea | 08.7. Outras atividades acadêmicas complementares |
Autores | Eloiza Gomes,Juliana Martins Philot,Karina Bradaschia Rocha |
Palavras-chaves | Cálculo Vetorial, DCN, Engenharia, Matemática. |
Arquivo | COBENGE21_00269_00003550.pdf |