ABORDAGEM CONTRA INFRASOMATIZANTE NA ABORDAGEM CDIOResumo Este artigo investiga, sob uma perspectiva pedagógico-filosófica, a proposta de “formação do engenheiro” na abordagem CDIO (Conceive Design Implement Operate). Pretende-se aqui trazer a racionalidade científico-filosófica a contraditar uma tendência que vem sendo mobilizada para apoiar instâncias específicas de pensamento, racionalidade e ação no ensino e educação em engenharia. A preparação ao uso e desenvolvimento de tecnologias latentes que são feitas para estarem já prontas, para serem configuradas e reconfiguradas, e incorporadas em constelações particulares “caixas pretas” que formam as estruturas subjacentes à individuação e opacidade de algoritmos e sistemas computacionais. A abordagem CDIO aponta sem criticismo em direção a uma espécie de gigantismo e massividade dessas tecnologias e recursos fundamentais baseados nas infrasomatizações irrefletidas de algoritmos e ambientes computacionais. Este trabalho procura contribuir com uma reflexão sobre os riscos inerentes ao ensino e educação em engenharia baseados na implantação da abordagem CDIO sem que leve em conta os efeitos negativos do uso indiscriminado de algoritmos e sistemas computacionais ao cumprimento de suas diretrizes. |
Código | 3876 |
Evento | COBENGE22 |
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Área | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
Subárea | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
Autores | Gilmar Barreto,Rogério Bastos Quirino |
Palavras-chaves | Abordagem CDIO, Educação em Engenharia, Ensino de Engenharia, Infrasomatizações Algorítmicas e Computacionais, Taxonomia de Bloom |
Arquivo | COBENGE22_00309_00003876.pdf |