ANÁLISE COMPARATIVA DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM ATIVA EM DISCIPLINAS PRÁTICO-TEÓRICASResumo No presente artigo, abordou-se a importância do conhecimento adquirido através de atividades práticas ministradas em laboratório, tendo em foco as relações envolvidas no processo ensino-aprendizagem dentro deste ambiente. Observou-se que nesse método prático de educação os alunos adquirem conhecimento de maneira distinta da usual; nessa, os discentes não são apenas ouvintes de teorias, mas sim figuras ativas do seu próprio processo de aprendizado, trazendo significado prático ao conteúdo abordado e construindo um conhecimento empírico. O trabalho foi realizado na Universidade Federal de Alagoas, localizada no município de Maceió, utilizando como amostra os alunos das disciplinas de Laboratório de Química Ambiental 1 e 2, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Dezenove dos vinte e um alunos matriculados nas disciplinas responderam a um questionário virtual anonimamente. O objetivo deste é comparar o desempenho dos discentes ao longo dos dois primeiros períodos, e entender como é vista a metodologia aplicada, as relações interpessoais e a infraestrutura do ambiente de aprendizagem - analisando, a partir disso, seus efeitos e resultados. |
Código | 397 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem |
Autores | Heloisa Vital Domingos,Matheus de Sousa Santos,Nicolas Wesley Jatobá da Silva,Ingrid da Silva de Jesus,Ana Letícia Gaia da Rocha Almeida |
Palavras-chaves | Aula de Laboratório; Química Ambiental; Aprendizagem Ativa; Atividades Práticas. |
Arquivo | COBENGE17_00003_00000397.pdf |