A ELETRÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO MEIO ATRATIVO À ENGENHARIA: UMA ABORDAGEM SOBRE A ELETROFISIOLOGIA DO CORAÇÃOResumo Este trabalho visa aplicar a metodologia que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), em turmas do Ensino Fundamental, a partir do uso de um protótipo de eletrocardiógrafo fabricado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Brasil. É realizado um estudo de caso, em que são abordados temas relacionados ao sistema circulatório, com ênfase nas ciências biológicas e físicas. O projeto é desenvolvido com alunos de Ensino Básico, que têm a oportunidade de interpretar matematicamente os gráficos gerados. O grupo de alunos é acompanhado por uma graduanda e professores do curso de Engenharia Elétrica da IES citada, além da equipe de Ensino Básico da escola. Uma pesquisa de opinião entre os alunos participantes do projeto, realizada de forma a manter o anonimato dos entrevistados, indica que houve aceitação e despertar de interesse pelos temas, além de levar à compreensão de como a engenharia faz parte do cotidiano das pessoas. |
Código | 3984 |
Evento | COBENGE22 |
---|---|
Área | 12. Interação com a Educação Básica |
Subárea | 12. Interação com a Educação Básica |
Autores | Alex Coutinho Pereira,ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA,Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado,Luana Pereira Pontes |
Palavras-chaves | Ensino Fundamental. Engenharia. STEM. Eletrocardiograma. |
Arquivo | COBENGE22_00308_00003984.pdf |