ANÁLISE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO ENGENHARIAResumo A pandemia da COVID-19 forçou as instituições de ensino superior a adotarem o ensino remoto emergencial (ERE), resultando numa grande movimentação dos docentes para adquirir conhecimentos em tecnologias digitais de ensino. O presente artigo desenvolveu uma pesquisa no curso de Engenharia Mecatrônica com o objetivo de analisar o ensino remoto, visando identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos os alunos e as principais vantagens geradas pelo ensino remoto que poderiam ser aproveitadas no ensino pós-pandemia. Através de uma abordagem abrangente, foram utilizadas diferentes técnicas de coleta de dados como observação não-participante, Focus Group, questionários e entrevistas que possibilitaram identificar alguns pontos positivos e negativos no ensino remoto emergencial. Os resultados indicam a importância da metodologia de avaliação e a interação interpessoal professor-aluno. |
Código | 4054 |
Evento | COBENGE22 |
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Área | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
Subárea | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
Autores | Walter de Britto Vidal Filho,Raphaela Vidal |
Palavras-chaves | Ensino remoto emergencial, pandemia, engenharia |
Arquivo | COBENGE22_00309_00004054.pdf |