ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

"MENINAS, VAMOS FAZER CIÊNCIAS!" : DISCUTINDO O PROTAGONISMO FEMININO NAS CIÊNCIAS EXATAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA


Resumo
As áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) são historicamente marcadas pela desigualdade de gênero: são dominantemente masculinas. A disparidade na quantidade de homens e mulheres entre os discentes em cursos técnicos e de graduação em Ciências Exatas, da Terra e em Engenharias, no Brasil, é bem expressiva. Deste modo, o projeto "Meninas, Vamos Fazer Ciências!" surgiu com o intuito de estimular o ingresso e interesse de meninas por cursos da área STEM, de forma a desconstruir a ideia de que a esfera científica é restrita aos homens. Isto posto, o grupo realiza experimentos interativos e compartilha o trabalho de importantes mulheres cientistas através de visitas a escolas públicas de ensino fundamental e médio simultaneamente a ações de divulgação feita nas redes sociais. Ao longo dos cinco anos de projeto, seis escolas foram visitadas, alcançando mais de trezentos alunos. Por conseguinte, fica claro, a importância do projeto como meio de estímulo à presença feminina em cursos relacionados às áreas de STEM impactando não só a sociedade, como a vida das colaboradoras que compõem o projeto.
Código 4486
Evento COBENGE23
Área 07. Extensão na Educação em Engenharia
Subárea 07.Extensão na Educação em engenharia
Autores Anna Regina Corbo,Dayse Haime Pastore,Luize Gabrielly Cardoso Selebrim Leal,Lara Fernandes Ramos,Maria Laura Barbosa Soares,Pâmela Borges dos Santos
Palavras-chaves Ciências exatas, mulheres, gênero, representatividade
Arquivo COBENGE23_00316_00004486.pdf
Voltar