Aplicando o Ensino Baseado em Projetos na Disciplina de Fundamentos de Engenharia: Estratégias e Impactos no Desenvolvimento de CompetênciasResumo Este artigo apresenta a implementação do Ensino Baseado em Projetos (PjBL) na disciplina de Fundamentos de Engenharia, focando na percepção e desenvolvimento de competências essenciais para futuros engenheiros. O estudo foi conduzido com 327 estudantes do 1º ano do curso de engenharia durante o ano de 2023, onde foram implementados quatro projetos práticos, para integrar conceitos teóricos com aplicações práticas e fomentar habilidades como trabalho em equipe, solução de problemas, comunicação e metodologia de projetos. A metodologia PjBL mostrou-se eficiente em aumentar o engajamento e interesse dos estudantes, melhorando sua compreensão dos conteúdos do 1º ano e desenvolvendo competências essenciais para a engenharia. |
Código | 5002 |
Evento | COBENGE24 |
---|---|
Área | 07. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 07.3. Formação docente continuada |
Autores | Angelo Eduardo Battistini Marques,Keiti Pereira Vidal de Souza,Andressa Corrente Martins,Bruno Galelli Chieregatti,Anderson Harayashiki Moreira,Diego Hernandez Arjoni |
Palavras-chaves | Ensino Baseado em Projetos (PjBL), Fundamentos de Engenharia, Desenvolvimento de competências, Projetos práticos. |
Arquivo | 5002.pdf |