AÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CIRCUITO REATIVOResumo A combinação entre aprender de maneira prática e dinâmica os assuntos trabalhados em sala de aula, tornam o aprendizado e as suas aplicações muito mais significativos. O estudante apresenta um maior interesse e um envolvimento mais significativo nas atividades, e consequentemente acaba adquirindo mais conhecimento com elas, quando existir uma real conexão entre teoria e prática. Deste modo, visando uma conexão do ensino teórico com a realidade dos estudantes e com o aprendizado prático, surge o Circuito ReAtivo. Essa iniciativa está vinculada ao projeto de extensão "Ações e Práticas sustentáveis na Educação Ambiental" referente à extensão curricular do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul, UFSM-CS. Participaram da ação, acadêmicos e docentes das disciplinas de Engenharia Ambiental, Fundamentos de Cálculo, Estatística Aplicada à Engenharia e Introdução à Economia. O Circuito ReAtivo foi organizado no formato de gincana com atividades que envolviam, de forma lúdica, jogos de raciocínio lógico-matemático, práticas esportivas e de cooperação, questões interdisciplinares com temas de conhecimentos gerais, conscientização ambiental e desenvolvimento sustentável. Este evento foi aplicado a alunos de quinto ao nono ano de uma escola de ensino fundamental da rede municipal do município de Cachoeira do Sul, RS, no primeiro semestre de 2023. |
Código | 5034 |
Evento | COBENGE24 |
---|---|
Área | 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia |
Subárea | 08.2. ENADE |
Autores | Deise Maria Cirolini Milbradt,Lucineia Fabris,Gustavo Trindade Choaire,Mariana Vieira Coronas |
Palavras-chaves | gincana, sustentabilidade, extensão, circuito educacional, ensino teórico-prático. |
Arquivo | 5034.pdf |