ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO APLICADA NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTEResumo Neste trabalho realizou-se a análise dos dados de uma atividade de investigação de nível três de abertura a qual demanda um elevado grau de autonomia dos alunos, aplicada no ano de 2022 no em uma Instituição da rede Federal de Ensino. A atividade desenvolvida teve como objetivo estimular a argumentação científica, o pensamento crítico e a escrita científica dos estudantes. A partir dos conceitos envolvidos na Introdução à Mecânica dos Fluidos. Com o estímulo à escrita espera-se o aumento da complexidade da argumentação, o que é, de extrema relevância dentro da sociedade visto que,favorece a criticidade do que se é vivenciado além das salas de aula. Durante o estudo foram aplicadas quatro questões norteadoras sobre Introdução à Mecânica dos Fluidos a uma turma de vinte (20) alunos. Como suporte para o aprendizado, a prática contou com o uso de simuladores, que favorecem o protagonismo e a colaboratividade entre os estudantes. Durante o desenvolvimento da atividade os estudantes produziram relatórios. Para avaliar a qualidade dos argumentos desenvolvidos pelos alunos, utilizou-se o Padrão Argumentativo de Toulmin (TAP). Na análise dos resultados, observou-se que a atividade proposta se qualificou como uma abordagem que promoveu a escrita e a argumentação científica. |
Código | 5119 |
Evento | COBENGE24 |
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Área | 07. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 07.4. Capacitação docente |
Autores | ADRIANA ELAINE DA COSTA SACCHETTO,Estela Claudia Ferretti,Iasmim Barboza Marques da Silva,Ana Carolina dos Santos Batista |
Palavras-chaves | Alfabetização científica. Argumentação. Prática pedagógica. Ensino Aprendizagem. Simuladores. |
Arquivo | 5119.pdf |