ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: ESTUDO DE CASO NA ELABORAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO PARA O AGREGADO SIDERÚRGICO DE VOLTA REDONDA


Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar a questão persistente da deposição de agregado siderúrgico no bairro Brasilândia em Volta Redonda, RJ, que tem representado significativos riscos à saúde pública e ao meio ambiente desde a década de 1970. O problema foi reconhecido por veículos de notícias locais como um perigo à saúde pública, com potenciais ameaças de deslizamentos de terra e contaminação do rio Paraíba do Sul. Apresentados a esta questão real pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), os estudantes foram incumbidos de compreender a situação e desenvolver uma solução viável. A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) aplicada neste contexto incentivou os alunos a explorar soluções inovadoras para problemas ambientais e de saúde pública, aprimorando sua compreensão sobre o impacto do agregado siderúrgico e engajando-os em uma aprendizagem prática além do conteúdo tradicional de sala de aula. O projeto teve como objetivo desenvolver uma metodologia abrangente para reduzir ou eliminar o volume de agregado siderúrgico proveniente do processo de aciaria armazenado em Volta Redonda. O estudo envolveu uma declaração detalhada do problema, análise de stakeholders usando o modelo IDEF0, e a proposta de uma solução que envolveu a reutilização do agregado siderúrgico em blocos de concreto, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O projeto utilizou o Jira Software para gestão de tarefas e equipes, garantindo um processo de trabalho colaborativo e eficiente. Os resultados esperados incluem uma solução economicamente viável e ambientalmente responsável que não só reduz o volume de escória, mas também alivia os riscos associados, como contaminação da água e deslizamentos de terra. Além disso, o projeto demonstra a aplicação prática de conhecimentos multidisciplinares, contribuindo para o desenvolvimento técnico, crítico e sustentável dos estudantes envolvidos.
Código 5211
Evento COBENGE24
Área 07. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 07.4. Capacitação docente
Autores Italo Pinto Rodrigues,Ana Claudia de Almeida Cardinot,Samantha Grisol da Cruz Nobre,Pedro Henrique Bandeira de Souza,Siqueira Martins Silvestre Filho
Palavras-chaves Agregado Siderúrgico, Aprendizagem Baseada em Projeto, Sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Engenharia
Arquivo 5211.pdf
Voltar