ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

IMPACTOS DE UM MINICURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA INGRESSANTES DO ENSINO SUPERIOR


Resumo
No Brasil, a evasão no ensino superior é um desafio significativo, com quase metade dos estudantes abandonando os cursos antes de concluí-los. As razões para essa evasão são multifacetadas, incluindo fatores econômicos, desajuste entre oferta educativa e expectativas dos jovens, e deficiências na formação básica. A predominância de instituições privadas e a grande concorrência por vagas agravam a situação para muitos estudantes de baixa renda. Além disso, a diferença na qualidade da educação entre escolas públicas e privadas contribui para a desigualdade de oportunidades. O Minicurso de Matemática Básica (MMB) oferecido pelo Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Engenharia Mecânica (PETMEC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem sido uma ferramenta proposta para preparar os novos estudantes, especialmente nas disciplinas de Cálculo. Este estudo avalia a eficácia do MMB, revelando que, embora ele ofereça uma oportunidade importante de reforço em matemática e contribua para a adaptação ao ambiente universitário, ainda enfrenta desafios significativos para atender a todos os participantes de maneira uniforme.
Código 5232
Evento COBENGE24
Área 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
Subárea 08.1. Instrumentos e processos de avaliação
Autores Ana Marta Souza,Frederico Silva Furlanetto,Jefferson Dos Santos Filho,Wilson Carizzi Neto
Palavras-chaves Evasão escolar, ensino superior, matemática básica.
Arquivo 5232.pdf
Voltar