APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: O ENSINO DE ENGENHARIA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM COCKPIT PARA SIMULADORES AUTOMOBILÍSTICOSResumo A taxa de evasão nos cursos relacionados à tecnologia é um problema que afeta todas as disciplinas de engenharia em todo o país. Nesse contexto, as metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), apresentam-se como propostas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem por meio de abordagens práticas para resolução de problemas que envolvam o desenvolvimento de um projeto. Contribuindo para maior relevância dos conteúdos estudados nos cursos e logo para a redução da taxa de desistência em disciplinas. Desse modo, o presente artigo apresenta a utilização da metodologia ABP para a criação de recurso didático, desenvolvido pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Elétrica de uma universidade pública da Região Norte, por meio da criação de um cockpit para simuladores automobilísticos. O projeto foi idealizado como uma forma de integrar o método debatido, combinando o ensino de programação, circuitos elétricos, eletrônica, microprocessadores, materiais e física, estudados em sala de aula com habilidades desenvolvidas na prática. Como resultado, desenvolveu-se um cockpit para simulação de direção, além de capacidades cognitivas, interpessoais e criativa do grupo PET. |
Código | 5310 |
Evento | COBENGE24 |
---|---|
Área | 07. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 07.4. Capacitação docente |
Autores | WELLINGTON DA SILVA FONSECA,Antonio Roniel Marques de Sousa,Iris Caroline dos Santos Rodrigues,Lucas Borges Maia,Aleqssandro Alexandre de Oliveira Farias,João Guilherme Rodrigues Carvalho |
Palavras-chaves | Arduino, Cockpit, Engenharia, Aprendizagem Baseada em Projetos, Eletrônica, Modelagem |
Arquivo | 5310.pdf |