ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA PARA ENSINO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM TROCADOR DE CALORResumo O ensino e a aprendizagem em engenharia enfrentam desafios significativos, especialmente com as demandas da Indústria 4.0, exigindo atualizações metodológicas para preparar adequadamente os futuros profissionais. A defasagem entre o ensino teórico e a prática dificulta o aprendizado, pois os alunos não conseguem aplicar de maneira eficaz os conceitos teóricos em situações reais. Uma abordagem teórico-prática no ensino de transferência de calor foi proposta neste estudo utilizando um trocador de calor para avaliar eficiência em configurações de escoamento contracorrente e paralelo. O trabalho foi realizado em uma planta didática, previamente modernizada, situada no Laboratório de Operações Unitárias (LabOp) da Universidade Federal de Minas Gerais. A parte teórica foi desenvolvida a partir de orientações em sala de aula enquanto a parte prática foi realizada com o auxílio de ferramentas digitais, incluindo manuais e vídeos disponíveis online pelo site do LabOp. Os resultados destacam a maior eficiência do trocador de calor em contracorrente e a necessidade de ajustar o balanço de energia devido a imprecisões na medição de temperatura e à presença de incrustações. Destaca-se a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e a capacidade deles em resolver os desafios encontrados, desenvolvendo habilidades de colaboração e autonomia. |
Código | 5350 |
Evento | COBENGE24 |
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Área | 07. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 07.4. Capacitação docente |
Autores | Viviane Santos Birchal,Diego Henrique de Souza Chaves,ENIL ALMEIDA BRESCIA,MARCELO COSTA FLORES |
Palavras-chaves | aplicação prática, ensino em engenharia, transferência de calor, trocador de calor. |
Arquivo | 5350.pdf |